Com as comemorações do Ano da França no Brasil, teremos inúmeras oportunidades de ouvir os grandes nomes da música francesa. E, logicamente, um dos artistas mais controversos do país homenageado não poderia ficar de fora. Serge Gainsbourg (músico, cantor, poeta, fotógrafo, artista plástico...) ficou conhecido mundialmente em 1970, ao escrever a canção “Je t’Aime, Moi Non Plus”. A música, de conteúdo erótico, causou polêmica na época em que foi lançada e chegou a ser proibida em alguns países.
Hoje, Je t’Aime tornou-se cult, e a obra de Gainsbourg virou alvo de pesquisa para os interessados em cultura pop.
Serge Gainsbourg
Para desvendar as mil facetas de Gainsbourg, o SESC Avenida Paulista exibe até 07 de setembro a Exposição Gainsbourg: Artista, Cantor, Poeta, etc que reúne vídeos, entrevistas, fotografias e documentos que ajudam o visitante a penetrar um pouco mais na vida de Serge.
Para dar voz às canções de Gainsbourg, o guitarrista Edgard Scandurra, e a banda Les Provocateurs uniram-se a músicos como Arnaldo Antunes, Fausto Faucet e Guilherme Arantes e, em toda sexta-feira do mês de julho, protagonizaram um show só com canções de Lucien Ginsburg – verdadeiro nome de Gainsbourg. Na última sexta, dia 31, pra fechar o evento em grande estilo, foi organizada uma charmosa festa na cobertura do prédio do SESC. Além do pocket show dos Les Provocateurs, o DJ Eduardo Beu animou a noite com músicas do universo do artista francês.
A apresentação foi curta, mas bem interessante. Como não havia palco, os músicos ficaram próximos do público, o que garantiu um clima intimista ao show. No set, destaque para a divertida “Couleur Café” entoada pelas belas Bárbara Eugênia e Juliana R. Porém, o grande momento da noite foi à execução de “Black Trombone”. Com vocais de Rodrigo Carneiro e Tiquinho (do Funk Como Le Gusta) no trombone, a versão combinou o suingue do jazz com a leveza do pop. No final do show, Scandurra convidou todo mundo a cair na pista e a festa seguiu noite adentro regada a muito vinho francês.
Comments (0)
Postar um comentário